Você também pode criar o seu abaixo-assinado!

Manifesto Livre!
ELEIÇÃO DE REPRESENTANTE DO(A)S EMPREGADO(A)S NO CONSAD DA EMBRAPA
Princípios Norteadores
Princípio 1: Os interesses do(a)s empregado(a)s da Embrapa incluem as relações de trabalho que mantêm com a Empresa, mas vão muito além disso: dizem respeito à própria sustentabilidade da Empresa no longo prazo. A Embrapa permanecerá sustentável enquanto for capaz de responder adequadamente às necessidades da sociedade brasileira. Portanto, a participação do(a) nosso(a) representante nas decisões do Consad deve ser norteada por visão estratégica do desenvolvimento rural em todas as suas dimensões: tecnológica, social, econômica, ambiental e cultural.
Princípio 2. A atuação do(a) representante do(a)s empregado(a)s da Embrapa no Consad complementa a do Sinpaf, no que diz respeito à defesa dos interesses corporativos e laborais do(a)s empregado(a)s. Portanto, é desejável que nas matérias relacionadas a esses interesses, exista coordenação entre representante e Sindicato. E, por outro lado, sua atuação difere da do Sindicato na medida em que deve ser igualmente capaz de intervir com conhecimento de causa nas tomadas de decisão referentes a todos os demais tópicos que constituem a pauta do Conselho.
Princípio 3: Para dialogar com um colegiado de pessoas com perfil dirigente, o(a) representante do(a)s empregado(a)s deve ser capaz de manter diálogo e debate no âmbito do Conselho, isto é, deve ser uma pessoa com espírito de liderança.
Princípio 4: O debate das questões levadas ao Consad deve se pautar pelo respeito à diversidade de temas de pesquisa, evitando o sectarismo e elevando-se acima das dicotomias que por vezes caracterizam os debates sobre a pesquisa agropecuária brasileira.
Princípio 5: Exercer suas atividades com total transparência, garantido o respeito às regras de funcionamento do Conselho.

Perfil Desejável para o(a) Representante do(a)s Empregado(a)s no Consad
Ao desenharmos um perfil para o(a) representante do(a)s empregado(a)s, tivemos a preocupação de, respeitados os princípios acima elencados, ter reunidas as habilidades fundamentais para uma participação rica e proveitosa nas questões que se colocam para o Consad. Isso significa garantir que o(a) empregado(a) eleito tenha plena condição de analisar, interpretar e relatar os assuntos em pauta no Conselho, bem como discutir seus pares, formular argumentos e defender responsavelmente propostas ou posições comprometidas com os mais altos interesses institucionais e nacionais. Abaixo, as habilidades desejáveis:
1. Ter conhecimento da história da Embrapa desde a sua criação: domínio da gênese e do impacto das grandes escolhas/decisões efetuadas pela Empresa.
2. Ter conhecimento da natureza das atividades da Embrapa e sua importância frente às estratégias nacionais: a Embrapa integra um sistema com o qual ela deve se alinhar por meio de suas escolhas, na maioria das vezes com impactos de longo prazo.
3. Ter conhecimento do processo de gestão da Empresa e seu papel como suporte às atividades finalísticas e à busca da sua visão de futuro, bem como ao atendimento das demandas dos seus públicos alvos.
5. Ter conhecimento da organização, evolução e dinâmica da Pesquisa e Inovação Agropecuária, tanto no Brasil quanto no exterior.
6. Possuir visão sistêmica para articular os vários interesses envolvidos na atividade da Embrapa.
7. Ter demonstrado compromisso com a ética e a retidão na aplicação dos recursos públicos.
8. Ter conhecimento das necessidades e expectativas do(a)s empregado(a)s da Embrapa quanto às condições de trabalho, perspectivas de carreira, clima/cultura organizacional, relações interpessoais, sistema de incentivos, reconhecimento e recompensa.
9. Ser reconhecido(a) e respeitado(a) profissionalmente.
ELEIÇÃO DE REPRESENTANTE DO(A)S EMPREGADO(A)S NO CONSAD DA EMBRAPA
MANIFESTO EM FAVOR DE UMA ESCOLHA CONSCIENTE

O Conselho de Administração da Embrapa - Consad - passará a contar com um(a) representante do(a)s empregado(a)s da Empresa, escolhido(a) em eleição direta e com mandato de 03 anos. A eleição está regulamentada pelo Regulamento para Eleição de Representante dos Empregados no Conselho de Administração (Consad), anexo à Resolução do Conselho de Administração No. 124, de 28 de janeiro de 2013. Essa resolução cumpre a Lei nº 12.353, de 28 de dezembro de 2010, que prevê a participação de representantes do(a)s empregado(a)s nos conselhos de administração das empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias. O Consad é o mais elevado órgão deliberativo da Embrapa. É ele que aprova o modelo institucional da Empresa, as políticas que ela adota, seus planos diretores e seu orçamento. O Consad também tem papel importante no processo de escolha dos membros da Diretoria Executiva. Ou seja, as decisões do Consad refletem-se diretamente no funcionamento da Embrapa, no curto, no médio e no longo prazo.
É muito importante participar da eleição do(a) representante do(a)s empregado(a)s da Embrapa que integrará o Consad. Esse(a) representante participará de todas as tomadas de decisão que o Conselho adotará durante a vigência do mandato. Tais decisões vão muito além dos temas vinculados às relações de trabalho.
Consideramos fundamental que a escolha do(a) representante recaia sobre pessoa habilitada para exercer na plenitude as responsabilidades inerentes ao cargo que ocupará. O reconhecimento de sua habilitação para o cargo deve basear-se em seu currículo de empregado(a), o que inclui tanto o seu desempenho profissional quanto sua honradez.
Este Manifesto é de livre adesão. Sua finalidade é contribuir para a construção de uma visão compartilhada, no que se refere aos requisitos a serem preenchidos por aquele(a) que será eleito(a) para representar o(a)s empregado(a)s da Embrapa no Consad.
Nome*:  
E-mail*:  
Estado*:
Mensagem:

Você também pode criar o seu abaixo-assinado!

©2007 | As visões expressadas aqui são de responsabilidade de seu criador e não coincidem com as visões do Manifesto Livre. O Manifesto Livre apenas disponibiliza uma ferramenta para a opinião popular.

Termos de Uso










O Manifesto Livre é uma iniciativa da: