Você também pode criar o seu abaixo-assinado!

Manifesto Livre!
Equoterapia JÁ!
RETORNO DO ATENDIMENTO DE EQUOTERAPIA DO CERCAT (CENTRO DE EQUOTERAPIA DO REGIMENTO DE CAVALARIAS ALFERES TIRADENTES).
De acordo com a Associação Nacional de Equoterapia, a Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. Esse tratamento é realizado, com excelentes resultados, em pessoas com deficiências neuromotoras, autismo, hiperatividade, déficit de atenção, síndrome de Down, paralisia cerebral, lesões no cérebro, hidrocefalia e ainda aquelas com seqüelas de acidente vascular cerebral, traumatismo craniano, entre outros.
Os resultados que se podem obter com a Equoterapia são inúmeros, dentre eles podemos citar: a melhora do equilíbrio e da postura; desenvolvimento da coordenação de movimentos entre tronco, membros e visão; estimulação da sensibilidade tátil, visual, auditiva e olfativa; promover a organização e a consciência corporal; desenvolver a modulação do tônus e estimulação da força muscular; oferecer sensações de ritmo, aumentar a auto-estima e facilitar a integração social; desenvolver a coordenação motora fina e ajudar a superar fobias.
O Centro de Equoterapia do Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes - CERCAT oferece a equoterapia a mais de 15 anos. O tratamento oferece inúmeros benefícios aos seus praticantes. O atendimento à população é gratuito, ressaltamos ser o CERCAT o único Centro de Equoterapia gratuito do Estado de Minas Gerais, e só pode ser iniciado após parecer favorável em avaliação médica, psicológica e fisioterápica. Porém no mês de maio alguns praticantes de equoterapia do CERCAT ficaram com suas atividades suspensas, esperando o momento de contratação de mais profissionais com qualificação adequada. Final de maio as famílias obtiveram a resposta que TODOS os atendimentos estão suspensos por prazo indeterminado. O que ocorreu foi que os novos profissionais não puderam ser contratados, já que o novo contrato não oferecia segurança a estes profissionais.
Os familiares dos praticantes estão querendo que as soluções para esse impasse sejam dadas o mais rápido possível, visto que o tratamento precisa de uma continuidade e a interrupção prolongada pode causar perda dos benefícios adquiridos. Além dos quase 400 praticantes que ficaram sem atendimento, estima-se que exista uma lista de espera de mais 1000 pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais aguardando vaga para atendimento. Anteriormente a espera podia chegar a quatro anos, hoje com essa suspensão não sabemos quanto tempo mais terão que esperar.

Assim, os abaixo-assinados expressam apoio ao retorno das ATIVIDADES DA EQUOTERAPIA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.
Nome*:  
E-mail*:  
Estado*:
Mensagem:

Você também pode criar o seu abaixo-assinado!

©2007 | As visões expressadas aqui são de responsabilidade de seu criador e não coincidem com as visões do Manifesto Livre. O Manifesto Livre apenas disponibiliza uma ferramenta para a opinião popular.

Termos de Uso










O Manifesto Livre é uma iniciativa da: